As embalagens tem a finalidade de proteger, viabilizar o transporte e aumentar o tempo de prateleira dos produtos, mantendo-os frescos por mais tempo. Não apenas isso, mas também servem como uma estratégia de marketing, informando, atraindo e influenciando o consumidor a adquirir aquele produto. Diversos tipos de embalagens podem ser utilizadas de acordo com a finalidade exigida; dito isso, você sabe qual a importância de ter a melhor embalagem para o seu produto?
Importância das embalagens
Como dito anteriormente, a principal finalidade de uma embalagem é proteger e conservar aquilo que ela contém, aumentando o tempo de prateleira de um produto. Ou seja, se uma embalagem não é capaz de realizar essas funções, ela não possui valor e não é indicada para o seu produto. Ela também deve ser prática, ou seja, deve ser de fácil manuseio e não apresentar dificuldades para o consumidor (como em sua abertura). Deve conter informações importantes sobre o produto, como rotulagem nutricional, prazo de validade e lote de fabricação.
Tipos de Embalagens
Cada embalagem possui um material adequado para conter determinado alimento, sendo assim, confira os principais tipos de embalagens que são encontradas no mercado e sua utilização para cada tipo de alimento.
Mas antes, conheça duas definições importantes para as embalagens:
a) Embalagem Primária: É aquela que fica em contato direto com o alimentos, servindo para mantê-lo em boas condições; sua composição depende diretamente do alimento no qual ela está em contato;
b) Embalagem Secundária: É aquela que fica por cima da embalagem primária, servindo como proteção para o produto contra choques mecânicos, como colisões, amassados e impactos.
Por exemplo, em alimentos congelados como a lasanha, encontram-se ambas as embalagens: a bandeja que armazena a lasanha (primária) e o papel cartão que armazena a bandeja (secundária).
Materiais
Plástico
As embalagens plásticas são fabricadas a partir de polímeros, possuindo grande versatilidade, sendo um ótimo custo benefício para quem as utiliza. Elas garantem o acondicionamento no transporte, proteção e preservação dos alimentos, mantendo o sabor e valor nutricional. Além disso, são práticas no embalo por serem flexíveis.
Entretanto, vale ressaltar que quando o plástico é descartado no meio ambiente, leva milhares de anos para ser degradado, não sendo uma opção sustentável para quem as utiliza, de modo que a empresa deva se atentar às políticas de preservação do meio ambiente caso for utilizá-lo.
Metal
Constituídas em sua maioria de aço ou alumínio, as embalagens metálicas são uma ótima opção para quem deseja uma proteção mais eficiente, pois impede a entrada de gases, microrganismos, luz e confere estabilidade contra choques mecânicos. Entretanto, essas embalagens podem contaminar o alimento com ferrugem; por isso, quando for utilizá-las deve-se atentar para que elas tenham uma camada interior que protege o alimento do contato direto com o metal.
Um ponto negativo a respeito dessas embalagens é que ela não mostra seu interior, impedindo que o consumidor veja o alimento embalado sem ter de abri-lo.
Vidro
As embalagens de vidro possuem um maior destaque quando o assunto é ser uma embalagem inerte, impermeável e que mostre o produto para os consumidores, garantindo um longo prazo de validade. Outra vantagem do vidro é que ele é um material altamente reciclável, sendo uma ótima opção para empresas e produtores que seguem um viés mais sustentável, não sendo descartado tão amplamente como o plástico, além de ser reutilizado mais facilmente.
Alguns pontos negativos a respeito deste material: ele possui menor resistência a choques mecânicos quando comparado a outras embalagens, como as de metal por exemplo; por ser mais frágil e pesado, ele também apresenta dificuldades quando se trata de delivery. E outro ponto importante é que ele não é adequado para alimentos que não devem ser expostos à luz, de modo que quem vá utilizá-lo deve se atentar a usar vidros escuros, que dificultam a passagem da mesma.
Isopor
O isopor é um material recomendado quando o objetivo é conservar a temperatura do alimento. Por ser um material mais leve, ele é indicado para transportar alimentos sem que haja grandes variações de temperatura; como na entrega de marmitas, alimentos frescos, pescados ou massas congeladas.
Entretanto, não é um material ecológico e pouco reciclável, de forma que muitas vezes ele seja descartado da maneira incorreta, levando a prejuízos ambientais.
Papel Cartonado
Embalagens feitas de papel cartonado são resistentes à choques mecânicos, variações de temperatura e compressão; também são altamente versáteis e não ocupam muito espaço quando são armazenadas em seu formato planificado. Quanto ao armazenamento de alimentos, ela é muito eficiente pois impede a passagem de odores indesejáveis do ambiente e também a passagem de microrganismos deterioradores, aumentando o tempo de prateleira do produto.
Esse tipo de embalagem é muito utilizado para armazenar alimentos pasteurizados que não necessitam de refrigeração, como leites e sucos, podendo ser armazenadas em temperatura ambiente. Também é indicada para delivery por possuir maior resistência e leveza quando comparada à embalagem de vidro.
Outro ponto importante a se ressaltar sobre as embalagens de papel cartonado é que elas não são nocivas ao meio ambiente e à saúde humana, sendo 100% biodegradáveis e altamente recicláveis.
Como escolher a melhor embalagem?
Após conhecer os principais tipos de embalagens disponíveis no mercado, você deve estar se perguntando qual é a mais adequada para o seu produto. Para isso, siga estes 3 passos para fazer a melhor escolha:
- Analisar e estudar o seu produto: quais são os fatores que levam à sua deterioração natural (mofo, rancificação, atividade de enzimática, etc) e os melhores métodos de conservação;
- Estudar o tempo de prateleira do seu produto e ver se sua validade está de acordo com outros presentes no mercado;
- Analisar quais fatores externos podem diminuir a validade do produto (manuseio e preparo do alimento, luz, umidade, etc).
Caso haja dúvidas para escolher a embalagem mais adequada para o seu produto, não hesite em contratar ajuda profissional como o serviço de Indicação de Embalagens realizado pela ENGAJ para que seu produto seja seguro para os consumidores, tenha o melhor acondicionamento, aumente o seu tempo de prateleira e consequentemente seja mais valorizado.
Comentários
Postar um comentário