Você já ouviu falar em alimentação natural pet? Já pensou em como esses alimentos podem ser conservados para aumentar o prazo de validade?
O que é a alimentação natural pet?
A alimentação natural nada mais é do que uma nova tendência que visa oferecer refeições saudáveis para pets, produzida e cozinhada com nutrientes balanceados e de qualidade.
A fórmula é bem simples, por que nós seres humanos devemos comer frutas, verduras, fibras e proteínas de uma forma balanceada e nossos animais não?
O principal benefício de uma alimentação saudável para pets, de uma forma geral, é proporcionar qualidade de vida.
Assim como em seres humanos, o alimento serve como combustível para o corpo dos animais.
Você oferece nutrientes para o metabolismo do pet através de uma alimentação balanceada e própria para a fisiologia daquele animal específico.
Expansão da tendência de alimentos pet
Um grande "recall" de alimentos PET ocorrido em 2007 nos Estados Unidos devido à contaminação fraudulenta por melamina, foi ponto chave para o interesse atual sobre novas alternativas alimentares para cães e gatos sob as rações comerciais convencionais. A procura por novidades no setor pet food, combinada com uma tendência permanente de humanização na indústria pet e problemáticas nas atuais indústrias de ração acarreta o aumento da procura por alimentos diferenciados para animais de estimação.
Um outro exemplo mais recente foi o caso da Bassar que ocorreu em meados de agosto de 2022, que ocasionou diversas mortes de cães devido aos petiscos contaminados com monoetilenoglicol, mesma substância responsável pelo caso da cervejaria Backer.
Já que a ideia é proporcionar uma alimentação de qualidade e que contribua com a longevidade dos bichinhos de estimação, é necessário pensar no processo desses alimentos e, principalmente, em como devemos conservá-los de maneira a garantir a segurança para o consumidor e para o tutor.
Vem com a gente que a ENGAJ vai te ajudar a entender mais sobre esse assunto, seja você tutor, alguém que empreenda ou esteja querendo empreender nessa área.
Quais são os meios de conservação para os alimentos naturais pet?
Segundo Aldrich (2007), há inclusão de determinados ingredientes em alimentos naturais pet, bem como, carnes frescas, cortes de aves (em pedaços) tais como asas e pescoços, além de uma vasta gama de frutas e legumes. Esses ingredientes são predominantemente frescos, congelados, ou desidratados.
De acordo com Cannoli (2008), a AAFCO determina que alimentos naturais para cães e gatos não podem conter corantes artificiais, conservantes artificiais, flavorizantes, aromatizantes e palatabilizantes artificiais, óleos e gorduras sintéticas e umectantes artificiais e é, por isso, que devemos escolher os métodos de conservação mais naturais possível.
São indicados como meios de conservação desses alimentos: embalagens que devem ser bem vedadas, como embalagens à vácuo e/ou laminadas, conservantes que devem ser assegurados de uso por um médico veterinário, processo de esterilização das embalagens, cozimento correto e a refrigeração adequada.
É importante ressaltar que com a utilização correta de embalagens e conservantes naturais, não é necessária a refrigeração, o que facilita no quesito logístico.
Embalagens à vácuo
O processo de empacotamento a vácuo envolve a retirada de todo o ar presente dentro do invólucro que apresenta o alimento, formando um vácuo no seu interior. Essa técnica tem por finalidade aumentar a durabilidade dos produtos alimentícios, pois o oxigênio acelera a deterioração, conseguindo estender a vida útil dos produtos em uma quantidade de tempo de 5 vezes mais do que o tempo normal.
Além disso, mantém as características sensoriais do produto, como aroma, sabor e textura e facilita o transporte dos alimentos por ser mais compacto.
O fator de ser laminado ou não é apenas um bônus, sendo laminado, há a proteção do alimento à luz, o que também colabora com a extensão do prazo de validade.
Conservantes Assegurados
Em rações convencionais são comumente utilizados conservantes sintéticos como BHA e BHT que já apresentaram diversos problemas relacionados ao desenvolvimento de câncer.
Essa nova linha natural pet, vem também com o uso de conservantes naturais, como extrato do chá verde e o alecrim. Uma empresa de ingredientes já desenvolveu um aditivo que combina vinagre natural tamponado e ácido cítrico em pó.
Se você se interessou por essa forma de conservação, a ENGAJ pode te ajudar indicando o melhor conservante para a sua receita.
Cozimento correto
O cozimento correto tem como base a temperatura e o tempo necessários de cozimento para inativar os microrganismos que estejam presentes. Isso deve ocorrer a uma temperatura de 65 a 70ºC por 15 minutos, e previne que o alimento se encontre contaminado antes mesmo de ser embalado.
O cozimento quando feito sob a temperatura e tempo incorretos, principalmente acima do recomendado, pode alterar as características sensoriais e nutricionais dos alimentos.
Esterilização das embalagens
Este método visa destruir todas as formas de vida microbianas que possam contaminar materiais. A embalagem, por exemplo, pode estar contaminada e assim, transferir tal contaminação ao alimento. A esterilização é uma das mais indicadas nesse caso, por temperatura (acima de 100ºC) ou por químicos, dependendo da resistência do material.
Refrigeração
Essa seria a última das opções, já que dificulta o transporte e já existem várias empresas que com todas as formas mencionadas anteriormente conseguem ter um produto menos perecível.
Consiste no armazenamento do alimento à mais ou menos -1 a 8°C, visando inibir o ciclo reprodutivo dos microrganismos. Para isso é necessário ter um refrigerador de qualidade.
Chame a ENGAJ se quiser indicações de fornecedores para esse equipamento.
Dessa forma, é mais vantajoso combinar métodos de conservação para aumentar o prazo de validade dos alimentos naturais pet do que utilizar somente um método.
Com isso, você poderá garantir a segurança do seu pet ou alavancar as suas vendas. Entre em contato com o nosso time para saber mais.
Comentários
Postar um comentário