Depois de um grande período dentro de casa, os alimentos artesanais não só se tornaram mais conhecidos e procurados como também foram renda de muitas pessoas que se reinventaram durante o cenário de crise. Pensando nisso, trouxemos alguns pontos interessantes sobre o assunto desse mercado.
O que são alimentos artesanais?
Para entendermos melhor sobre esse mercado, precisamos enteder o que são esses alimentos. Esse tipo de alimento é preparado em quantidade limitada e normalmente com ingredientes naturais. Nesses produtos não são adicionados ingredientes quimicos como conservantes ou aditivos que aumentam a vida de prateleira e afetam na qualidade. Os equipamentos usados são os mesmos de uso doméstico, como batedeiras e fornos elétricos.
Selo ARTE, o que é?
Em 2019 uma lei (Selo ARTE) foi regulamentada que permite a comercialização de produtos artesanais em todo o Brasil, o que contribuiu muito para o aumento do mercado. Para garantir o Selo algumas exigências devem ser atendidas. De acordo com o Decreto nº 9.918/2019:
1 - As matérias-primas de origem animal devem ser beneficiadas na propriedade onde se localiza a unidade de processamento ou tenham origem determinada;
2 - A adoção de técnicas e utensílios predominantemente manuais em qualquer fase do processo produtivo, que tenha influência ou determine a qualidade e a natureza do produto final;
3 - A adoção de boas práticas de fabricação com o propósito de garantir a produção de alimento seguro ao consumidor;
4 - A adoção de boas práticas agropecuárias na unidade de produção da matéria-prima ou nas unidades de origem determinada, que contemplem sistemas de produção sustentáveis;
5 - O produto final é de fabrico individualizado e genuíno, podendo existir variabilidade sensorial entre os lotes;
6 - O uso de ingredientes industrializados é restrito ao mínimo necessário, não sendo permitida a adoção de corantes, aromatizantes e demais aditivos considerados cosméticos;
7 - O processamento é feito, prioritariamente, a partir de receita tradicional, que envolva técnicas e conhecimentos de domínio dos manipuladores.
Seguindo todas essas regulamentações você pode solicitar o uso do Selo.
Como está o mercado desses produtos atualmente?
Os produtos artesanais, como já dito, são feitos de forma caseira e com alimentos mais diversificados, o que gera um custo maior na produção, porém esse fator não afeta o mercado, pois os consumidores de alimentos artesanais estão em um nicho específico, que são aqueles que procuram por alimentos mais saudáveis, fornecedores mais confiáveis e qualidade no produto.
Trabalhar com alimentos artesanais é sobre ser apaixonado por cúlinária e entregar sempre a melhor qualidade, então para vender com segurança é sempre bom manter as boas práticas de fabricação, ter uma tabela nutricional correta e se atentar com o tempo de prateleira desse produto.
E aí, curtiu sobre os alimentos artesanais? Caso tenha se interessado, entre em contato com a ENGAJ que podemos te ajudar com o desenvolvimento do seu negócio!
Comentários
Postar um comentário