Ter sua marca reconhecida é um desafio para você? para vários, pequenos e médios empreendedores da indústria de alimentos é bem desafiador. Contudo, existe uma solução com o uso de selos de certificação, que valoriza e destaca seu produto no mercado, passando credibilidade e segurança para os consumidores visto que passam a ter conhecimento do produto que estão ingerindo.
O que são Selos de Certificação?
Os Selos de Certificação são um tipo de validação dada por associações nacionais e/ou internacionais onde comprovam à sua utilidade e a sua proveniência, tais também como especificidade ou método de preparo.
Desse modo, com a finalidade de obter um selo de certificação para um produto, é preciso que a indústria passe por uma rígida análise/avaliação das instituições. Contanto que todos os processos até a etapa final de um produto apresente determinada inconformidade, a indústria tem necessidade de corrigir esses pontos.
Além disso, para certos produtos terem os Selos de Certificação, pode ser algo optativo, mas para produtos como a carne bovina, são questões de obrigação antes de serem vendidos.
Então, acompanhe alguns dos principais selos de certificação de alimentos aplicado no Brasil:
Vegano:
O primeiro selo que iremos abordar é o selo vegano, onde atesta que o produto não conta com nenhum tipo de ingrediente de origem animal em sua composição e processo de fabricação. Este é um dos selos mais reconhecidos pelo país e foi concebido pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).
Para obtê-lo, todos os ingredientes e os processos de fabricação do alimento devem ser livres de origem e de testes em animais.
Selo Orgânico:
Os selos orgânicos são reconhecidos no Brasil e em vários outros países. Este selo precisa estar exposto nas embalagens de produtos orgânicos, como produtos que não levam agrotóxicos, fertilizantes sintéticos ou transgênicos, mas também passam por um processo de produção que não provoque danos ao meio ambiente, solo, e aos recursos hídricos. Dessa forma, podem receber o selo e serem vendidos em supermercados.
S.I.F:
O selo do Serviço de Inspeção Federal (S.I.F) tem como seu objetivo garantir a qualidade, procedência e segurança dos produtos de origem animal remetido ou não à alimentação. Nisso inclui-se leites e seus derivados, ovos, mel, carne e entre outros.
Refere-se a uma certificação obrigatória para a venda dos produtos do país e fora, onde tem o intuito de garantir as condições sanitárias e outras características.
Essas comprovações são obtidas por meio das vistorias que são realizadas pelo sistema de controle do MAPA.
Glúten Free:
Apresentado pela Glúten-Free Certification Organization (GFCO), este é selo exclusivo indicado a produtos livres de glúten, que são seguros para o consumo de pessoas alérgicas ou celíacas, visto a inabilitação de digerir essa proteína, que pode gerar graves inflamações no sistema digestório.
Certified Human:
Este selo tem o princípio de certificar que o produto preza por alguns requisitos em relação ao tratamento e bem-estar dos animais, desde o nascimento até ao seu final destinado.
A criação desses animais necessita ser longe de gaiolas, grades e baías fixas. A dieta deve ser composta por ração de qualidade, sem antibióticos ou estimuladores do crescimento, além de que, os animais devem ter espaço suficiente para aderir seu comportamento natural.
Afinal, por que obter um selo?
Fazer o uso de um selo é um reconhecimento do trabalho feito. Dessa forma, é possível estar trazendo a certificação objetiva dos princípios estabelecidos da empresa no processo produtivo.
O selo é uma das certificações mais importantes. Contudo, essa atitude torna-se um diferencial no mercado, onde à marca se fortalece e agrega valores, além de ser possível ampliar seu produto para novos pontos de venda e dessa forma adquirir novos consumidores e adquir mais valorização à sua marca.
Comentários
Postar um comentário