Já não é novidade o que são os produtos veganos, certo? Além de ser um estilo de vida, que atualmente é realidade de cerca de 7 milhões de brasileiros, que optam a não consumir produtos de origem animal também são usados por alérgicos ou intolerantes. Com isso podemos ver com mais frequência produtos veganos em prateleiras do supermercado.
Falando sobre os alimentos veganos, logo imaginamos sobre a sua validade (tempo de prateleira), que afeta não só a qualidade do produto como a reputação da empresa. Se um produto tem menos tempo de validade ele se torna menos atrativo, não é mesmo?
Mas porque aumentar a validade do seu produto?
É uma pergunta bem simples de responder, aumentar a validade do alimento é um das portas de entrada para atrair novos clientes, já que ele está ligado ao desempenho desse produto no mercado. Além disso, os alimentos veganos passam por mais cuidados durante a produção, já que deve fazer substituições para garantir a quantidade de proteínas e outros nutrientes. Sendo muito feito a suplementação nutritiva. Agregando valor aos alimentos, se tornando mais caros. E ninguém quer um alimento caro que irá estragar rápido não é?
Então, para determinar a validade dos alimentos é preciso analisar vários fatores intrínsecos e extrínsecos, dentre eles: a formulação dos ingredientes, as condições higiênico-sanitárias ao longo do processo produtivo, condições de armazenamento, os métodos de processamento ou até o tipo de embalagem a ser utilizada. Dessa forma é importante fazer algumas análises em laboratório para examinar as características sensoriais (investigar aroma, textura, sabor e aparência), físicas e microbiológicas (verifica-se a quantidade de microrganismos presentes ao longo do tempo). Em alguns casos, podem ser submetidos a mudanças de temperatura e umidade para simular armazenamentos diversos, que também são fatores muito importantes para sua conservação.
Além de fazer essas análises para determinação, podemos introduzir aditivos alimentares que ajudam na conservação, como conservantes, antioxidantes e antiumectantes. No caso dos produtos veganos temos ainda que atentar sobre a origem desse conservante e se não foram testados em animais.
Outro fator que pode interferir muito na validade do alimento vegano é a embalagem utilizada. Portanto, deve ser encontrada a melhor embalagem observando as características específicas de cada material, sempre lembrando em buscar por embalagens sem componentes de origem animal. O estilo de vida do veganismo visa pelo impacto ambiental também, dessa forma uma embalagem reciclável e reaproveitável pode ser bem atrativa para esse tipo de consumidor.
Como vimos, para garantir que o alimento seja totalmente vegano é algo bem complicado, por isso foi criado o Selo Vegano. Com ele, você garante que o alimento não possui nenhum ingrediente de origem animal! Caso queira saber mais sobre os “Selos Veganos”, temos um texto aqui no blog só com esse assunto!
Com tudo, podemos ver que é muito importante ter cuidado durante as etapas de produção. Isso não só garante um maior prazo de validade, quanto uma ótima qualidade do alimento. Se você passa por esse problema, contate a Engaj para mais informações!
Comentários
Postar um comentário