A globalização tornou as relações entre empresas extremamente competitivas, criando a necessidade das indústrias estarem sempre criando novidades e se destacarem a todo momento. Para isso, a criação de produtos inovadores se tornou essencial para atender às grandes demandas dos consumidores e não ficaram para trás na concorrência, o que poderia significar falência.
O desenvolvimento de novos produtos possui como principal característica a inovação dentro do mercado, de modo a permitir que a empresa esteja constantemente em alta e acompanhe as necessidades do consumidor. Entretanto, para que isso ocorra é necessário alguns procedimentos que iremos abordar a seguir.
1- Geração de ideias
Levando em consideração que os consumidores são os principais responsáveis pelo destaque de um produto alimentício no mercado, é preciso saber quais são as suas preferências e o que está repercutindo para começar o processo de criação. Isso não pode ser ignorado, uma vez que sem cliente não é possível vender um produto, o que não geraria lucros, principal foco de uma empresa. Para iniciar o desenvolvimento de novos produtos, é essencial entender os objetivos da empresa e ter conhecimento sobre as necessidades do consumidor. Com isso, é feito um processo de ideias que tenham como base os estudos realizados previamente. Em seguida, as ideias são reunidas e as melhores são selecionadas.
2- Desenvolvimento do produto
Nesta etapa são desenvolvidos protótipos que satisfaçam as especificações do projeto. Diante disso, eles são analisados nos quesitos de viabilidade técnica, pesquisa de mercado e análise financeira, avaliando o custo e aceitabilidade de cada protótipo. Também é avaliado as matérias-primas, ingredientes, embalagens, equipamentos e prestação de serviço.
Neste momento, as ideias se tornam palpáveis, ou seja, ganham vida, e as formulações são analisadas. Também é fortemente recomendado a realização de análises sensoriais para se obter opiniões externas como forma de entender se aquele produto poderá ser aceito pelos consumidores ou se deve refazer os processos anteriores.
3- Inserção do produto no mercado
Após realizar vários testes e ajustes no produto, ocorre o teste dele no mercado. A partir disto, tem-se uma escala de produção e é responsabilidade da empresa acompanhar os seguintes acontecimentos. Caso o produto não alcance as expectativas, pode-se aprender com os erros para os seguintes desenvolvimentos de produtos. Se obtiverem sucesso, é imprescindível identificar a causa para usar como base em projetos posteriores.
É importante ressaltar que todo o processo de desenvolvimento deve ser de acordo com as legislações e deve assegurar que ocorra uma produção segura, ou seja, que não coloque a vida do consumidor em risco. Para isso, é essencial que ocorra boas práticas de fabricação, uso de ingredientes que são legalizados, e fazer uso de métodos de conservação eficientes.
Para se destacar no mercado, o desenvolvimento de novos produtos é uma ótima opção e contar com o auxílio de consultores de alimentos capacitados torna o processo dinâmico e efetivo.
Super importante ter uma consultoria especializada para auxiliar o DNP, e que a ENGAJ tem profissionais capacitados para tal.
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