É de conhecimento geral que o ramo da alimentação cresce a cada dia. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), em 2024, a indústria de alimentos e bebidas foi responsável por 10,8% do PIB nacional, produzindo 283 milhões de toneladas desses produtos e gerando mais de 10 milhões de empregos.
Levando em conta o cenário nacional, internacional e as tendências do mercado, separamos aqui algumas dicas para quem quer iniciar no ramo alimentício.
1. Conheça seu público e defina um nicho
Antes de pular de cabeça no ramo, avalie o tipo de cliente que você quer atender. Famílias tradicionais? Público vegano? Jovens que buscam praticidade no dia a dia? Também defina seu nicho de atuação, seja um restaurante, delivery, food truck, entre várias opções, definir sua área de atuação ajudará na escolha do cardápio, embalagem, linguagem da marca e até na localização do seu negócio.
2. Invista na regularização do seu negócio
Mesmo começando pequeno, um negócio no ramo alimentício necessita estar dentro da legislação. Providencie alvará, registro na prefeitura, cadastro de MEI ou outra modalidade, e fique atento às exigências da ANVISA. Além de evitar multas, você transmite confiança ao consumidor e permite acessar benefícios como nota fiscal e linhas de crédito.
3. Focar na qualidade e segurança dos alimentos é indispensável
A manipulação de alimentos exige cuidados rigorosos com higiene, conservação e preparo. Invista em Boas Práticas de Fabricação (BPF), capacite os manipuladores e monitore a validade dos ingredientes. Um alimento seguro é tão importante quanto um alimento gostoso, e ainda ajuda a construir uma boa reputação no seu estabelecimento.
4. Custos e precificação devem ser bem calculados
Um erro comum, até para quem já está a mais tempo no mercado, é definir seu preço baseando-se apenas na concorrência. Porém, é necessário considerar os custos dos ingredientes, embalagem, energia, mão de obra, impostos e margem de lucro. Um planejamento financeiro claro é o que garante a saúde do negócio a longo prazo.
5. Invista no marketing
Você pode fazer o melhor sushi, ou o melhor bolo da cidade, mas se ninguém saber disso, não conseguirá vender. Use as redes sociais, como WhatsApp e Instagram, e também outras ferramentas, como o Google Perfil da Empresa, para divulgar seu negócio. Fotos de qualidade, depoimentos reais de clientes e promoções estratégicas ajudam a atrair e fidelizar consumidores.
Se você ainda tem dúvidas de como começar no ramo alimentício, ou já iniciou mas está com dificuldades, a ENGAJ pode te ajudar. Entre em contato conosco! E se gostou do conteúdo, deixe um comentário e fique ligadinho no Blog para mais.
Por: Karen Barboza, gerente de gente e gestão.
Conteúdo muito claro e prático! Achei excelente como vocês destacaram a importância de definir um nicho e manter a regularização em dia, pontos que muitos empreendedores acabam deixando de lado no início. Já ansioso para os próximos artigos do blog!
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