Atualmente, cada vez mais surgem novos empreendedores o que torna mais difícil encontrar uma área para empreender, tendo em vista a quantidade de produtos já existentes e a concorrência, principalmente no ramo alimentício, mas, por outro lado, a oportunidade de investir no mercado vegano é crescente.
O que é o sorvete?
Segundo a RDC N ° 266, que aprova o regulamento técnico para gelados comestíveis e preparados para gelados comestíveis, os sorvetes são produtos congelados obtidos a partir de uma emulsão de gorduras e proteínas; ou de uma mistura de água e açúcares, podendo-se incluir outros ingredientes, desde que não descaracterizem o produto.
Por que a produção de sorvetes veganos é uma boa opção para empreender?
Conforme a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), o Brasil está em 10º lugar no ranking como o maior produtor mundial de sorvete, consumindo de 6 à 8 litros de sorvete por ano, principalmente na região Sudeste, que é responsável por 52% do consumo no país, seguida da região Nordeste com 19%, Sul com 15%, Centro-Oeste com 9% e Norte com 5%. Embora possa parecer difícil inovar esse tipo de alimento, pequenas coisas podem gerar resultados muito grandes, como por exemplo atendendo a demanda vegana, que não possuem muitas opções no mercado.
O sorvete é produzido em 8 passos, sendo eles seleção e pesagem dos insumos; preparação da mistura e pasteurização; homogeneização; resfriamento; maturação; congelamento; envase e armazenamento. Com base nisso, podemos concluir que seu processo de fabricação não exige muitos esforços, ou seja, investir no ramo de sorvetes, em específico o sorvete vegano, seria uma boa opção, tendo em vista que cerca de 14% da população brasileira não come carne, isso é, 30 milhões de pessoas se consideram vegetarianas no país e 7 milhões se consideram veganos.
Além disso, sabemos que o sorvete é indispensável no verão brasileiro, por tanto, a tendência desse mercado é que esteja sempre em constante crescimento, tendo em vista também que o sorvete vegano atenderia não somente esse público em específico. Contudo, o sorvete vegano é uma grande oportunidade de inovação e vai atrair muitos consumidores, agradando a todos em diversas regiões.
Portanto, um sorvete com um selo vegano vai atrair diversos clientes muito rapidamente, pois além de ser a favor dos animais, da saúde e do meio ambiente, gera também a conscientização da população, o que pode agregar ainda mais a imagem de sua empresa.
Se ficou interessado em produzir sorvetes veganos, a ENGAJ pode te ajudar indicando a formulação correta, quais equipamentos serão necessários e os fornecedores, quais métodos de conservação mais adequados, embalagens que melhor se adequarem e o fluxo de processamento que é primordial em toda empresa do ramo de alimentos. Entre em contato com nossa empresa para descobrir como aproveitar essa oportunidade de mercado e alavancar suas vendas.
Comentários
Postar um comentário